|
|
|
|
|
|
|
Introduction to Studies on Literature and Culture of Portuguese Speaking WorldStudies I
|
|
|
ブラジルの文化形成の背景を理解し、ブラジルの代表的な文化の成り立ちが言えるようになる。
|
|
|
Apreender a formação complexa de alguns fenômenos culturais tipicamente brasileiros e adquirir a capacidade de relatar a pluralidade e riqueza da cultura brasileira.
|
|
|
授業では、各回、異なる文化事象をテーマに取り上げ、講義を行なう。テーマによっては授業中に学生によるグループワークとその発表を行なう。
|
|
|
Aulas expositivas sobre o conteúdo temático de cada aula. Utilização de multimeios. Em algumas aulas, exige-se fazer um pequeno trabalho em grupo.
|
|
|
|
|
以下のテーマを取り上げる予定。 第1回:オリエンテーション 第2回:「国のイメージ」 第3回:「国の文化」 第4/5回:アクティブ・ラーニング:学期中に実施する講演を聴き、そこから読み取れるブラジル社会や文化の現状について考察を加え、レポートを 作成する。 第6回:ブラジル文学の「使命」 第7回:サッカーからフッチボルへ 第8回:ブラジルの行動様式:ジェイチーニョとマランドロ 第9回:ブラジルのキリスト教〔宗教①〕 第10回:ブラジルに生きるアフリカの神々〔宗教②〕 第11回:ブラジルの代名詞になった音楽:サンバ 第12回:リオのカーニバル 第13回:ブラジルのカーニバルのメカニズム 第14回:リオのカーニバルの成り立ち 第15回:改めて「国の文化」または発表
|
|
|
1. Introdução 2. A imagem de um país 3. A cultura de um país 4/5. Atividades: ouvir a determinada palestra e fazer o relatório 6. A missão da literatura brasileira 7. De "soccer" ao "futebol brasileiro" 8. Jeitinho e malandragem 9. Cristianismo do Brasil 10. Deuses africanos do Brasil 11. Samba: a música que se tornou o símbolo do Brasil 12. O Carnaval do Rio 13. História de carnaval no Brasil 14. O mecanismo do carnaval do Rio 15. Conclusão
|
|
|
提出課題、試験・レポート等(30%)、授業内平常点(授業内課題・発表を含む)(70%)で採点する。
|
|
|
Exame, relatório e trabalhos de casa etc. 30%, participação (inculuindo tarefa feita nas aulas)70%
|
|
|
|
|
・5回以上欠席した者は、自動的に不合格となるので、注意をすること。また、30分以上の遅刻は欠席とみなし、遅刻2回を欠席とみなす。 ・教材には、ポルトガル語で書かれたものが使用される場合がある。 ・ブラジルの文学や文化で卒業論文の執筆または卒業研究の実施を行なおうと志す人は必ず受講すること。
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|